Caspa no inverno?

4

É no inverno que ela costuma aparecer: o couro cabeludo descama e fica irritado. Aí, surge uma coceira sem fim. Sim, trata-se da dermatite seborreica — mais conhecida como caspa. Ela é causada por um fungo e, geralmente, surge em quem tem fios oleosos.A caspa tem tratamento e não é contagiosa. 

 Lavar o cabelo todos os dias ajuda a remover a sujeira e os resíduos, dando fim à oleosidade excessiva. Outra dica é alimentar-se bem e beber muita água.

Importante lembrar que a caspa não é contagiosa e não é sinônimo de falta de higiene!!!
O “bichinho” responsável pela caspa é o Pityrosporum Ovale, um fungo que habita naturalmente nosso couro cabeludo e se prolifera nas situações mencionadas, provocando a irritação e a descamação.
Quando a caspa já está instalada, o uso de shampoos anti-caspa é muito importante. Se mesmo assim a caspa persistir, o ideal é procurar um dermatologista, para descobrir qual a causa da caspa, já que ela pode decorrer de uma disfunção hormonal.

 

Para se prevenir:
- Alterne os dias para lavar os cabelos. Lavar demais resseca o couro cabeludo e o corpo acaba produzindo mais sebo.
- Evite tomar banho com água muito quente. Prefira a água morna ou fria que, além de previnir a caspa, deixa os cabelos mais brilhantes.
- Enxágüe bem os cabelos. Resíduos de shampoo e condicionador são um prato cheio para a caspa!!
- Seque bem o couro cabeludo e os fios com toalha e JAMAIS durma com os cabelos molhados! Excesso de umidade no couro cabeludo também provoca a caspa!
- Ao secar os cabelos com o auxílio de um secador, antes, retire bem o excesso de água com uma toalha e sempre use mais vento do que calor.
- Evite exposição ao sol entre 10h e 16h e, de preferência, utilize um chapéu ou boné para proteger o couro cabeludo (e, de quebra, o rosto), dos efeitos nocivos do sol.
- Lave a cabeça com produtos específicos para controlar o problema e de preferência aos produtos à base de hortelã, que dão uma sensação de frescor após o uso e reduzem o desconforto causado pela coceira.
- Utilize shampoos específicos anti-caspa. Só fique atenta para usar um bom condicionador no comprimento e nas pontas dos fios, porque os shampoos anti-caspas retiram a oleosidade, podendo deixar o fio ressecado.

4 comentários:

UrsulaMJ disse...

Olá,flor
Amei o seu cantinho também!*-*
Sigo aqui e no face *-*
Kiss ;**

Bruna Araújo disse...

Adorei o blog, muito lindo, amei tudo.
Parabéns, vou sempre estar aqui (:

ontendency.blogspot.com

Juliana disse...

adorei o post, mto esclarecedor! seguindo...
venha conhecer meu blog tb e se gostar, me segue!
bjos, Juliana

praquemamacabelo.blogspot.com

elly disse...

Oi amore,
vim desejar uma ótima tarde
e te convidar p/ 4 sorteios lá no blog
será uma honra vc por lá!
boa sorte
te espero =^.^=
www.coisasdeladdy.com

bjinhos♥

Postar um comentário